Microsoft anuncia um comando para jogadores com necessidades especiais

295

Um projecto muito significativo e um passo muito positivo para ajudar quem precisa.

Desde sempre que as produtoras de hardware de controlo se vangloriam de criar os comandos “mais ergonómicos” ou os “mais avançados” para jogar. Contudo, há uma classe de jogadores que merecia mais atenção. Os que possuem necessidades motoras especiais.

Há uns anos, este vosso redactor esteve envolvido numa situação tocante. Naquela altura, o jogo Battlefield 4 tinha sido lançado e nessa altura surgiu uma mudança no mapeamento de controlos dos gatilhos e botões dos comandos das consolas. Até aqui, nada de especial, até que uma certa resposta no fórum de suporte levou centenas de jogadores a pedir à produtora DICE que alterasse as possibilidades de mapeamento dos botões.

Um utilizador pedia que, simplesmente, se implementasse a possibilidade de mapear o movimento dos analógicos para os gatilhos, para que se pudesse movimentar em jogo empurrando o comando contra os joelhos. Isto, porque o utilizador em causa sofria de paralisia parcial dos membros superiores. Perante o silêncio da DICE num pedido tão singular, os jogadores moveram-se em apelos em nome deste jogador especial. O que é certo é que lá mais para a frente a DICE lá permitiu o remapeamento de botões.

Talvez atentas a estas necessidades tão única, as empresas já fabricam comandos com diversas soluções de remapeamento e mesmo as consolas já permitem mapear os botões e até usar emuladores para controlo especial. Contudo, são poucos os exemplos de controlos criados com o objectivo específico de melhorar a experiência destes utilizadores que também querem jogar ao nosso lado. A Microsoft, entretanto, deu um passo em frente.

O Xbox Adaptive Controller é um comando especial com dois grandes botões programáveis no topo. Permite emular todas as as funcionalidades de um comando normal e ainda ligar outros equipamentos especializados de controlo adicional via USB, como pedais e joysticks. O comando tem também uma série de adaptadores para colocar na traseira para usar em diversas posições e situações.

Assim, este comando permitirá a muitos jogadores com necessidades especiais diferentes de se adaptarem e usarem uma consola Xbox One ou PC. Terá um custo de 100$ Dólares (ainda não sabemos preço nem disponibilidade para a Europa).

Honestamente, penso que a Microsoft não pensou em lucro com este comando. Não vai enriquecer com este produto, certamente. É que há coisas que o dinheiro realmente não paga. Esperamos que nunca precisem de ter um controlador destes. Contudo, se um dia for mesmo preciso, saibam que a Microsoft pensou nessa situação.

Para mais informações, consultem a página oficial. Entraremos em contacto com a Microsoft Portugal para saber de disponibilidade, preços e outras informações pertinentes e actualizaremos a notícia caso se justifique. Caso contrário, teremos mais informações neste sentido durante a feira E3 2018.