Firmware 5.50 da PlayStation 4 já disponível

314

Novas funcionalidade e algumas optimizações na navegação geral da consola.

Lateral direita vertical com o logótipo PlayStation

Depois de uma fase beta, o Firmware 5.50 para a PlayStation 4 e PlayStation 4 Pro foi finalmente lançado para todos os utilizadores. Esta actualização é gratuita e é obrigatória para poderem jogar em ambas as consolas.

A principal novidade deste Firmware é a inclusão de um sistema de gestão de tempo de jogo para os mais novos em contas familiares. Com a funcionalidade Play Time Management, é agora possível delinear um tempo limite de jogo para um conta gerida. A funcionalidade pode ser gerida na consola ou online via PC ou Smartphone.

Os jogadores recebem a informação do tempo restante para jogo, inclusive uma notificação a pouco tempo do fim para indicar que devem salvar o jogo e desligar. Uma vez terminado o tempo, a consola pode fazer log out automático.

Outra funcionalidade interessante é a capacidade de importar wallpapers personalizados através de um dispositivo USB. Seja um disco externo ou uma pen drive, podem importar imagens numa pasta chamada “Images” e depois no menu de temas escolher a imagem no “USB Storage Device“. Esta funcionalidade também permite personalizar o fundo da página da vossa equipa de Torneios.

Podem também contar com melhorias na biblioteca de jogos com novas funcionalidades para assinalar as aplicações e jogos instalados na actual consola, um separador parao PlayStation Plus e a muito esperada função para omitir itens. Há também algumas melhorias no menu rápido para melhor visualizar amigos, mandar mensagens ou convites e remoção de notificações antigas.

Também a PS4 Pro recebe uma nova opção de ligar o supersampling de 4K para televisões 2K ou Full HD 1080p. Nesta opção, porém a Sony informa que a performance pode variar de jogo para jogo.

Na próxima vez que ligarem a consola, esta vai automaticamente pedir para actualizar o seu software. A actualização tem menos de 500GB e, dada a habitual lentidão crónica da PlayStation Network, pode demorar algum tempo até que consigam instalá-la.