Fallout 76 não está a ter o sucesso esperado

164

A falha na conversão do conceito parece estar na origem da insatisfação.

É perfeitamente discutível se o rumo online dado à série precisa de amadurecer, ou se são os fãs que não apreciam de todo esta sua nova aposta. O que é certo é que análises como a nossa, apontam para uma crise de identidade em Fallout 76. E isso nota-se nas vendas.

Nessa nossa análise, dissemos que Fallout 76 “precisa de correcções”, mas tem “todos os ingredientes que tanto gostamos, com as devidas cedências, é certo”. E a Bethesda está atenta às críticas dos imensos bugs e erros detectados nestes primeiros dias.

A prova disso mesmo foi uma enorme actualização de 48 GB lançada ontem. Esta veio corrigir muitos dos problemas de performance que detectámos, bem como aprimorar mecânicas e resolver outras questões. E mais correcções estão prometidas.

Só que não parece que sejam apenas os bugs que afectam este jogo. Também na nossa análise ficou claro que o maior problema neste título é que não está bem definido. Dissemos que o jogo é como “um Fallout 4 com elementos online”, o que traz consigo “profundas falhas de adaptação do conceito” da série num MMO. Talvez por isso, muitos fãs tenham decidido saltar esta edição.

Diversos sites reflectiram a nossa insatisfação no conceito, atribuindo avaliações e pontuações bastante baixas, nem tanto por causa dos bugs. No site Metacritic, também os jogadores não pouparam as críticas, ultrapassando um milhar de meta-análises negativas, algumas delas a mencionar pedidos de reembolsos.

Segundo dados divulgados por diversos sites Britânicos, só no Reino Unido, Fallout 76 registou uma abismal redução em 82.4% das vendas, comparando com Fallout 4 de 2015. Ainda não há dados concretos em outros países, mas a tendência parece igual no resto do mundo. Obviamente, estes dados são referentes a vendas de formato físico.

Contudo, esta quebra também deverá reflectir-se no mercado digital. Ainda é um pouco cedo para falar nas vendas nas consolas. E, por causa da decisão da Bethesda de não disponibilizar o jogo na plataforma Steam para a venda online e por não temos dados disponíveis via Bethesda Softworks Store, também não temos informação concreta de vendas no PC.

No entanto, se a produção ainda não divulgou nenhum destes dados, porém, talvez os números não sejam muito interessantes. Já passou uma semana e, por esta altura, os grandes sucessos geram notas à imprensa com essa informação.

Recordamos que, não só ainda faltam celebrar a Black Friday e o Natal, altura em que as vendas realmente disparam, como tivemos importantes e muito populares lançamentos na concorrência nestes últimos dias. Contudo, este é um Fallout. E nada fazia prever este descalabro aparente. Vejamos como se safa até ao final do ano.