Em breve será possível mudar o nick na PlayStation Network

104

A funcionalidade será adicionada na próxima actualização Beta da PS4.

Era uma das funcionalidades mais pedidas de sempre na PlayStation Network. Até agora, mudar de nickname ou username na PSN era impossível. Finalmente, a Sony vai permitir alterar no nosso PSN ID, como é conhecido. Só que apenas a primeira alteração é gratuita.

Embora muitos possuam o nick que sempre desejaram, alguns nem por isso. Por causa da saturação de nomes e siglas, em muitos casos era preciso adicionar dígitos ou caracteres adicionais para criar um username ao nosso gosto. Outras vezes, o username foi criado a correr, talvez com a pressão de testar uma consola pela primeira vez.

Estamos a olhar para ti “xX_MastaKilla69_Xx“…

Se, em alguma plataformas, alterar o nick é rápido e gratuito, noutras é preciso pagar para o alterar. A ideia é evitar as alterações constantes, obrigando a que seja um acto consciente. E será esse o intuito da Sony ao cobrar a segunda e as consequentes alterações.

Se quiserem apenas mudar o nick uma única vez, a primeira alteração é inteiramente gratuita. A partir daí, de cada vez que quiserem mudar de PSN ID terão de pagar 4.99€ se forem membros do PlayStation Plus ou 9,99€ para os demais utilizadores. É também possível mostrar o nosso PSN ID anterior de forma opcional, para que os vossos amigos vos reconheçam.

Assim que estiver disponível, a alteração é feita no menu de preferências do utilizador na PlayStation 4. Não há informações se será também possível efectuar esta operação numa PS3 ou PSVita, mas é bem possível que, lá mais para a frente, esta funcionalidade seja adicionada também a estas consolas mais antigas. E também apostamos que o possam fazer através do site oficial.

Quanto a jogos, todos os que forma lançados a partir de 1 de Abril deste ano irão substituir automaticamente o antigo nick para o novo. Contudo, no que toca a jogos anteriores a esta data, alguns poderão não assumir o novo PSN ID, mantendo o antigo nick em savegames, informação do jogador, etc.

Esta funcionalidade ficará disponível na próxima Beta lançada no programa PlayStation Preview da PlayStation 4, possivelmente com o Firmware 6.00. Os demais utilizadores receberão a mesma funcionalidade no início do próximo ano como actualização mandatória.