Discord vai mesmo ter uma loja digital de jogos

109

Numa manobra curiosa, o Discord vai fazer frente ao gigante Steam.

Ainda há dias, falámos acerca do novo serviço de chat do Steam ser tão semelhante ao que temos no Discord. Depois mencionámos que nunca se sabia se o Discord responderia na “mesma moeda” por criar uma loja de jogos. Parece que estávamos a adivinhar. 

Será demasiado prematuro pensar que este novo serviço do aplicativo de comunicação vai rivalizar com o Steam. Mas, não deixa de ser bastante oportuno ver que um e outro serviço se tentam rivalizar directamente.

O Discord já possui uma pequena plataforma de jogos mas, por agora, apenas serve para ligar jogadores com jogos em comum. Contudo, em breve terá também uma inteira loja de jogos para PC, chamada de Discord Store. O serviço está já em testes fechados e vai chegar em breve aos demais utilizadores.

A Discord Store terá funcionalidades muito semelhantes às demais lojas digitais do género. Também funcionará como launcher dos jogos que tiverem no vosso PC, mas permitirá até que adicionem jogos de outras plataformas (Steam, UPlay, Origin, etc). Inicialmente, a loja não terá muitos títulos disponíveis, mas eventualmente espera-se que mais e melhores jogos de várias produtoras se juntem ao novo serviço.

Adicionalmente, a loja terá também um serviço Premium que estará associado ao já existente Discord Nitro (uma subscrição opcional que já oferecia pequenos bónus de utilização). Esta nova subscrição chama-se Game Access Pass e permite ter acesso privilegiado a uma série de jogos seleccionados e que terão uma rotatividade.

A par desta loja, existirá também um programa especial de suporte a novos jogos chamado de “First on Discord”, com jogos exclusivos (por 90 dias), que a aplicação “ajudou a criar”. Também haverá em cada jogo uma secção de avaliação da própria equipa do Discord chamada “Why We Like This”, assim como as avaliações e opiniões dos utilizadores.

Não há ainda uma data concreta para a Discord Store chegar. Contudo, espera-se que o seu lançamento esteja para breve, chegando primeiro a todos os que já subscrevem o Discord Nitro. Quando for finalmente lançada, será uma actualização gratuita do actual cliente do Discord que já possuem no vosso PC.

Poderão achar que esta manobra é como uma “pedra no charco”. Já no passado, plataformas como o Origin ou GOG.com tentaram, de facto, destronar o “rei” Steam, sem grande sucesso. Contudo, é de ter em conta que a comunidade Discord é gigantesca. Segundo a produção, o Discord tem agora mais de 150 milhões de utilizadores, uma audiência respeitável. Se conseguir que uma boa porção use a loja e se tiver menos restrições no uso, é provável que vingue nesta luta.