Battlefield V só receberá “battle royale” em 2019

172

Felizmente, há mais conteúdo pós-lançamento para nos entreter além de “battle royale”.

Já sabíamos desde a E3 deste ano que também Battlefield V iria receber um modo “battle royale”. Contudo, não tinha ficado claro ainda quando iria ser lançado, se no arranque deste título ou mais tarde. A DICE, entretanto, acabou por revelar os seus planos de lançamento.

Ainda nos recordamos da transmissão em directo da conferência da EA durante a E3 deste ano. Fomos ficando entusiasmados pelo que ia sendo revelado de Battlefield V. Contudo, a resposta à revelação de que este jogo também iria receber o modo “battle royale” foi um tanto “agridoce”, com reacções mistas no público em estúdio e também pela internet.

Se, por um lado, o modo é muito popular, por outro, ninguém esperava que também Battlefield, tão apostado em modos convencionais onde tanto brilha, caísse na tentação do que é popular. Para alguns é uma decisão lógica comercial da EA, baseada numa tendência de mercado. Para outros, é só um explorar de moda, num jogo em que não parece encaixar-se muito bem numa oferta tão casual.

Apesar do adiamento do jogo e das reacções mornas ao anúncio, a DICE mantém a sua intenção de lançar a sua versão de “battle royale”, chamada de “Firestorm”. Só que não surgirá no arranque do jogo no próximo mês. No calendário lançado agora com o programa de conteúdo pós-lançamento, a DICE esclarece que será a última expansão da primeira temporada… em 2019.

É discutível se “battle royale” veio para ficar, já que a “febre” pode muito bem estar a gastar os últimos trunfos na série rival. A popularidade dos jogos originais como Fortnite ou PUBG é ainda indiscutível mas, dada a casualidade do modo, é bem possível que comece a perder tracção ou que outro surja por aí para reclamar o trono. Talvez Março seja já algo tarde.

Entretanto, felizmente, Battlefield V mantém a sua aposta no multi-jogador competitivo. O conteúdo previsto será agora lançado sem passe de época Premium. Ou seja, todas as adições serão gratuitas e inseridas no jogo-base, independentemente da versão comprada. Os conteúdos são lançados como capítulos com duração de dois meses. Nestes dias, são estreados novos modos, mais mapas, mais desafios e outras ofertas.

Overture chega a partir de Dezembro e lança um mapa Panzerstorm na Bélgica, personalização de veículos, uma primeira missão na meta-campanha Tides of War e uma carreira de tiro. Além disto, ainda contém um novo capítulo do modo de carreira, “The Last Tiger“. Seguem-se Lightning Strikes em Janeiro, com a oferta Combat Strike (PvE) e novos modos de jogo competitivos (Rush e Squad Contest), chegando depois Trial by Fire em Março, com mais um capítulo de Tides of War, um novo mapa multi-jogador na Grécia, novo modo de jogo competitivo a anunciar e o tal modo Firestorm de “battle royale”.

Battlefield V será lançado a 20 de Novembro para PlayStation 4, Xbox One e PC.