Battlefield V adiado para Novembro

311

Será mesmo uma questão técnica ou um indicador que o jogo está em apuros?

Inicialmente previsto para meados de Outubro, Battlefield V sofreu um adiamento de um mês, chegando agora em meados de Novembro. Depois do hype gerado por sessões de teste e muitos vídeos, o adiamento surge com natural surpresa.

Segundo a produtora DICE e a editora Electronic Arts afirmaram num comunicado, este adiamento deve-se ao retorno dado pelos jogadores nos recentes testes Alpha e Beta. A equipa afirma que o tempo ampliado lhe permitirá “fazer ajustes finais à jogabilidade-base” com base nesse feedback e querendo tirar pleno potencial do modo “Tides of War”. Contudo, as razões podem ser bem mais profundas.

O anúncio de Battlefield V fez mexer a internet, sem dúvida. O entusiasmo de ver a série voltar às origens, obviamente despoletado pelo sucesso de Call of Duty: WWII, também na Segunda Guerra Mundial, deu-nos muito boas perspectivas. Contudo, nas semanas seguintes, Battlefield V pareceu perder o fulgor inicial.

Entre acusações de imprecisão histórica, um alegado aproveitamento exagerado de personagens femininas e uma recepção algo desinteressada pelo seu modo “battle royale” durante a E3, a produção perdeu muito tempo a justificar-se e a responder a críticas. Entretanto, os testes Alpha e Beta também não revelaram algo verdadeira memorável para os que participaram.

Segundo um relatório de pré-vendas de uma empresa de investimentos financeiros, o Cowen Group (via CNBC), Battlefield V terá muito baixos indicadores de venda. Segundo um relatório, terá uma alegada diferença negativa de 85% de pré-encomendas perante o rival Call of Duty: Black Ops 4. A ser verdade, o jogo poderá estar muito abaixo das expectativas, talvez por causa do mês de lançamento tão repleto de grandes jogos AAA. Quem sabe adiar para Novembro lhe devolve o devido interesse.

Verdade ou não, o que é certo é que o interesse geral neste título parece ter-se esmorecido também nas redes sociais e nas comunidades online. Um mês de reflexão poderá ajudar o jogo a reencontrar-se, talvez até reformulando-se em algo mais interessante ou, pelo menos, mais consensual entre os fãs.

Se não for igualmente adiada, já na próxima Terça-Feira dia 4 de Setembro inicia-se uma nova fase de testes públicos, com uma Beta aberta a todos os que desejarem participar. Talvez essa seja uma derradeira oportunidade para alguns desses primeiros ajustes de jogabilidade se mostrarem, sendo, pelo menos, uma boa ocasião para os jogadores tomarem a decisão se devem ou não apostar no jogo.

Originalmente previsto para 19 de Outubro, Battlefield V chegará agora a 20 de Novembro na PlayStation 4, Xbox One e PC. Se já tinham feito a pré-encomenda, mesmos das edições que vos davam acesso antecipado, nada mudará, apenas terão de acrescentar 30 dias às datas.