AMD responde com a série Radeon VII

119

A placa parece potente, mas sobreviverá à concorrência?

Com a aparente hegemonia da Nvidia no mercado de alta performance em placas gráficas de consumo, a AMD continua a fazer marcação cerrada com a sua própria linha de placas gráficas Radeon. E, ao que parece, a nova série Radeon VII vai dar luta.

Embora sempre fossem alternativas mais económicas que a marca rival, as placas gráficas ATI/AMD sempre tiveram fama de serem menos potentes e de aquecerem acima do desejável. Contudo, é inegável que as coisas tem vindo a melhorar bastante, com a AMD a apostar forte na inovação e a mitigar as questões mais pertinentes. E sempre com uma resposta mais económica.

As novas Radeon VII são as primeiras a trazer um GPU de 7nm para o mercado de consumo. Estes GPUs já existiam na série Vega, mas aliados ao mercado profissional. Em termos de performance, a empresa menciona 60 unidades de computação, com 3840 processadores de stream a 1.8GHz, 16GB de memória HBM2 (alternativa a DDR6) com 1TB/s de largura de banda. A AMD reporta 25% de melhoria de performance em comparação com o modelo Radeon RX anterior, mantendo o mesmo consumo de 295W.

Traduzindo isto para dados mais tangíveis no seu press release (vejam a secção footnotes), a AMD reporta um aumento de performance em diversos jogos do momento. Entre a nova Radeon VII e a RX Vega 64 aumentos na ordem dos 68% em Fallout 76, 31% em Battlefield V, 28 em Destiny 2, entre muitos outros. O site HardOCP criou esta tabela bem mais legível que partilhamos aqui:

Contudo, temos de dar um desconto substancial a estes dados. Em primeiro lugar, faltam aqui testes comparativos com a concorrência. Em segundo lugar, não sabemos qual o critério de análise, em que resoluções, em que presets ou com que configurações de PCs foram testados estes jogos.

Alguns sites já se adiantaram a criar tabelas comparativas com a RTX 2080, mas é de notar que, para criar essas comparações, é preciso que o padrão dos testes seja o mesmo para todas as placas. Assim, só quando a Radeon VII for lançada é que teremos dados comparativos mais concretos.

Novamente, temos de ponderar outras questões. Será que a AMD vai finalmente abordar o tal aquecimento crónico das suas placas gráficas? Não é algo destrutivo, mas as temperaturas podiam ser um pouco mais baixas nas suas placas. Sabemos que muitos PCs de gaming operam em overclock e com temperaturas acima da média, é normal os sistemas de refrigeração entrarem em overdrive com placas AMD.

A outra questão é o preço da nova placa. Segundo a AMD, o preço recomendado da AMD Radeo VII será de 699$ Dólares, o mesmo da Nvidia RTX 2080. O que não nos parece ir de encontro à tal “solução mais económica” na construção de um PC. Pelo mesmo preço a 2080 parece ter mais potência e ainda adiciona suporte para ray tracing e DLSS. Quem sabe este preço desce nos próximos meses, porque por agora parece-nos pouco competitivo.

Quanto a disponibilidade, a AMD Radeon VII será lançada a nível mundial a 7 de Fevereiro.