14 anos depois, o remake de Half-Life está a ser concluído

192

Aquela fase muito detestada de Half-Life já tem uma data de lançamento.

Para celebrar os 20º aniversário do lendário shooter Half-Life, a equipa da produtora Crowbar Collective partilhou um trailer muito importante do seu próximo jogo Black Mesa. Com este vídeo no planeta Xen, foi também partilhada a data de previsão de lançamento.

Black Mesa é um remake independente do primeiro Half-Life. Foi feito inteiramente por fãs que decidiram recriar todo o jogo com o motor gráfico actualizado de Half-Life 2. Está disponível em acesso antecipado desde Maio de 2015 via Steam. Estando em produção deste então, porém, nunca teve previsões de quando iria ser colocado no ar projecto finalizado. Até porque ainda faltava adicionar a fase final da história original, que leva a aventura até ao misterioso planeta Xen. Até agora.

Segundo o comunicado publicado pela produção, a parte final será lançada em meados de 2019. Esta parte demorará cerca de 6 horas a completar ou mais algum tempo se forem mias exaustivos e quiserem explorar este trabalho de dedicação. Todos os níveis fora recriados com fidelidade, num trabalho original da Crowbar Collective, que até trouxe mais detalhes para este planeta.

Por cá já falamos sobre Half-Life e como ele teve um grande impacto na industria há 20 anos. Para quem não sabe, este título conta a história de Gordon Freeman, um físico licenciado no MIT que se torna num dos poucos sobreviventes de um acidente grave. Uma fenda trans-dimensional surgiu dentro da instalações de Black Mesa após uma experiência, dando aso a uma invasão alienígena.

A parte final do jogo original, leva Freeman a viajar até ao planeta Xen onde terá de enfrentar enormes alienígenas, no que poderia ser só mais uma parte mais desafiante de um jogo fantástico. Contudo, numa manobra algo estranha da Valve, ao longo do caminho Freeman encontra o seu pior pesadelo. Não, não são seres monstruosos ou algum antagonista mais perverso… são plataformas. Esta opção da produção fez com que esta fase no jogo original fosse das menos consensuais entre a comunidade. É, ainda hoje, uma das mais detestadas. Será que o remake fará mudar a opinião destes fãs?