Longe vai o tempo em que a Razer se dedicava a acessórios dedicados a jogos. A pouco e pouco a líder do mercado tem vindo a atingir um público mais abrangente. O seu primeiro passo nesta decisão foi a soundbar Leviathan, que analisámos recentemente, e agora temos em mãos o microfone Seirēn, capaz de uma qualidade digna de um estúdio. Ideal para quem tenciona envergar pelos caminhos do Youtube, Twitch e também para um músico que queira gravar os seus trabalhos. 

Tal como disse no unboxing, eu não sou nenhum expert no que toca a microfones. Sei que existem vários tipos, mas não sabia as melhores situações para dar uso a cada um deles. O melhor de tudo é que este microfone é tão versátil: Precisam de um Cardioid para o vosso Live Stream? O Seiren é capaz; Se precisarem de um Omnidirecional para um podcast, o Seiren também o faz; Podem usar o modo bidirecional para uma entrevista ou então o modo Stereo para gravarem um instrumento musical.
Uma coisa é certa, seja qual for o modo escolhido terão sempre uma qualidade super nítida.

A ligação do Seiren é feita por USB e apesar de ser compatível com o Razer Synapse (o software proprietário da Razer) não é de todo necessário estar instalado. Basta ligar e graças ao Plug & Play é só esperar que o sistema operativo detecte et voilá! Podem começar a usar.
Podem também ligar os vossos auscultadores ao microfone. O Seiren encarrega-se de trazer o som do vosso computador para puderem ouvir o que estão a fazer no momento e também a vossa voz, regulando o volume ao vosso gosto.

Como não poderia faltar, vamos dar uma vista de olhos pelo aspecto. Todo o microfone é feito em alumínio, o que lhe dá um peso e uma resistência agradável. A sua base, também em alumínio, fornece um apoio bastante sólido e os parafusos, presentes nas laterais, permitem regular o ângulo do microfone. Podem também de a base removendo estes parafusos.

Para os “audiófilos”, o Seiren tem no seu interior três condensadores de 14mm. Responde a frequências entre 20hz até 20Khz, com uma sensibilidade 4.5 mv/Pa a 1Hz, com um máximo de 120 dB. Existe ainda um amplificador no seu interior para ligar os auscultadores. Este tem uma saída de 6Ohms e um limite máximo de 130mW com frequências que rondam os 15Hz e os 22Khz. Por fim, o Sampling Rate do microfone é de 192Khz com um bit-rate de 24 bits.

Deixando a parte técnica de parte, vamos ver o que fazem os botões presentes no microfone. O “P”, é responsável por alternar entre cada um dos modos (Cardiod, Omnidireccional, Bidireccional e Stereo). Logo por baixo, com o “G”, temos o Gain Control, responsável por aumentar a sensibilidade do microfone. Por outras palavras é o volume de gravação. Na parte de trás, existe outro regulador para controlar o volume que passa para os vossos auscultadores, regulando entre o som que vem do vosso computador e a vossa voz.

Veredicto

A Razer criou o Seiren com os Youtubers em mente, esperando também agradar ao público do Twitch e a músicos que procuram um produto bom a um preço acessível. O resultado foi um microfone de grande qualidade com um preço acessível, tendo em conta todas as suas funcionalidades.