O Razer Orbweaver Chroma é um periférico da marca das cobras que à primeira vista pode não parecer útil. Porque é que um gamer necessita de um acessório que tem apenas a parte esquerda do teclado convencional? Fizemos praticamente a mesma pergunta quando analisámos o Razer Tartarus Chroma. Mas este Orbweaver é muito mais do que um teclado incompleto.

Hoje, ao contrário das outras análises desta marca, vou começar pelo seu software proprietário: o Razer Synapse 2.0. Isto porque, sem ele, não usarão todo o potencial do Orbweaver. Só com o Synapse poderão configurar todas as teclas ao vosso gosto e também a iluminação, não fosse esta a nova entrada na família Chroma.

Essa iluminação, tal como em qualquer produto nesta linha, pode ser personalizada com uma cor específica, no total de 16 milhões de cores disponíveis, para o vosso mood do momento. Esta luz pode ser fixa ou sujeita aos mais diversos efeitos. Se desejarem, até podem colocar o arco-íris a mudar entre as várias cores ou desligá-las por completo. É com vocês!

O Orbweaver é muito semelhante ao tal Tartarus que analisámos recentemente. Tem a mesma utilidade, embora tivesse sofrido alguns aperfeiçoamentos. Esta ligeira evolução confere-lhe um preço mais elevado, rondando em média os 140€. Mas afinal o que tem de diferente do Tartarus?
Além de ter mais peças amovíveis que podem regular para a vossa mão, todas as teclas são mecânicas e existe mais uma fila de botões, totalizando 20 teclas personalizáveis.

Cada uma destas teclas terão de ser programadas ao vosso gosto para a acção que acharem melhor para o vosso jogo de eleição. Podem até combinar várias teclas numa só, vulgarmente chamadas de Macro ou até mesmo emular o clique de um rato. As hipóteses são infinitas e ficarão com tudo isto ao alcance de apenas uma mão.
Também existem perfis onde podem guardar a vossa configuração para um determinado jogo. Estes ficam disponíveis onde quer que façam login na aplicação Synapse e podem indicar se querem que seja carregado automaticamente com o jogo. São pormenores que fazem toda a diferença.

Mas o objectivo deste periférico não é apenas dar-nos a possibilidade de ter um número infindável de funcionalidades numa só mão. Serve também para nos dar um maior conforto nas longas horas que passamos a jogar. Depois de configurarem as teclas ao vosso gosto, é a altura de adaptar o dispositivo para a vossa palma da mão. Há três partes móveis no Orbweaver: palma da mão, que podem colocar mais longe das teclas;  A distância dos botões laterais, que são operados pelo polegar e, por fim, a altura da palma da mão. É uma questão de encontrarem a posição mais confortável para jogar.
Escusado será dizer que o Orbweaver é super-confortável. Demora algum tempo a habituar, principalmente se derem uma função a cada tecla. Com o tempo, porém, verão que é uma excelente ferramenta para melhorar as vossas pontuações.

Veredicto

O Razer Orbweaver Chroma é uma grande adição ao vosso arsenal. É confortável, permite-vos ter um número infindável de funções ao alcance de uma só mão e as peças amovíveis vão garantir que a vossa mão encaixa que nem uma luva. Ideal para os MMOs ou jogos que exigem um elevado recurso ao teclado, este periférico só possui um ponto negativo que é o preço. Mas, se querem jogar com toda a qualidade com teclado e rato, experimentem este Orbweaver ou o já mencionado Tartarus e nunca mais quererão um teclado para jogar.