Mesmo tendo na sua linha produtos, alguns do melhores ratos do mercado, a Razer tem também algumas soluções mais em conta. Entre elas está o Razer Abyssus v2 tem um preço acessível mas mantém a qualidade que a marca já nos habituou.

Com um preço a rondar os 40€, o Abyssus v2 surge com o intuito de entregar o essencial num rato para gaming sem grandes extras. Mas, não se deixem enganar pela diferença de preço comparado com outros modelos da marca. Este modelo é capaz de vos surpreender apesar da sua simplicidade.

Como é habito, antes de falarmos da sua prestação, vamos espreitar o seu design e construção. Apesar de pertencer a uma linha mais “budget”, posso dizer que a construção é da mesma qualidade que a marca já nos habituou, incluindo um plástico de aspecto duradouro e bastante resistente. Em termos de tamanho, mede apenas 117 x 64 x 38 mm, tornando-o mais pequeno que os modelos Mamba ou Deathadder. No que toca ao design, é ambidestro e nas suas laterais existe apenas um revestimento de borracha com textura. Em termos de aspecto, obviamente, tem um aspecto modesto.

Os botões principais são de fácil acesso devido ao seu tamanho e a uma pequena cavidade para ajustar aos dedos que, ao mesmo tempo, torna o seu uso mais confortável. Graças à tecnologia Plug&Play, o rato vem pronto a utilizar através do protocolo USB 2.0 com um cabo que mede cerca 1,5 metros. Mesmo com o seu preço competitivo, este Abyssus também possui iluminação colorida, o que permite personalizar o logótipo e a roda de scroll. Contudo, apenas tem três cores possíveis: Verde, Azul e Azul claro e com apenas três efeitos disponíveis. Para configurar ao vosso gosto terão de usar o Razer Synapse, que também serve para configurar os quatro botões do rato e configurar os DPI.

Na parte inferior, o sensor é capaz de uns incríveis 5.000 DPI e 100 IPS que, honestamente, é suficiente para um gamer comum que joga com resoluções Full HD e use vários monitores. Pessoalmente, prefiro DPI mais baixo a cerca de 1800 DPI, talvez seja um hábito que tenha desenvolvido ao longo dos anos. Ainda parte de baixo, o Abyssus tem bases de teflon que permitem uma melhor deslocação em qualquer superfície. Mesmo assim, é recomendado que usem um bom tapete para tirar proveito das capacidades do rato e garantir a maior precisão enquanto jogam.

A taxa de transmissão (ou polling) ronda os 1000 Hz, o que lhe permite executar comandos com uma velocidade impressionante com apenas 0.001 segundos de atraso. Para terem uma ideia, é oito vezes mais rápido que um rato comum. No campo de batalha, este rato nunca me desiludiu. Recebemos este modelo ao mesmo tempo que o modelo Basilisk, o que permitiu compararmos em diversos jogos desde o frenético Overwatch ao mais calmo Civilization VI. A sua prestação esteve sempre ao nível das exigências dos jogos, até mesmo no uso dos sempre úteis botões adicionais.

Principais características: 

  • Design: Ambidextro
  • Indicado para os Jogos: Todos os géneros
  • Sensor: Óptico
  • DPI: Até 5.000
  • Taxa de Polling (Hz): 1000
  • Botões Programáveis: 4
  • Velocidade Máxima (IPS): 100
  • Iluminação: Verde, Azul e Azul claro
  • Cabo: 1,5 m
  • Dimensões: 117 x 64 x 38 mm
  • Peso Aproximado: 30g

Veredicto

O Razer Abyssus v2 é um dos modelos mais simples da marca mas mantém a robustez e a ergonomia da Razer para um encaixe perfeito nas mãos. Oferece exactamente o que é descrito pela marca e provou ser uma arma essencial para qualquer campo de batalha, seja num MOBA, num shooter ou um simples jogo de aventura.

Caso este rato não vos tenha convencido, vejam as nossas restantes análises de hardware.