Downloads lentos na PlayStation Network?

238

Este é um artigo de testes com um guia prático para ajudar a aumentar a velocidade dos downloads na PSN.

É uma situação recorrente e que já dura há algum tempo. Alguns sentem-na mais frequentemente que outros. A lentidão de downloads no serviço PlayStation Network (ou Sony Entertainment Network) na PS4 é famosa e um contraste do que a Sony pretende.

A cena deste filme deve ser familiar para muitos. Fizeram a pré-encomenda de um jogo e hoje é a sua data de lançamento. Ligam a vossa PlayStation 4 e correm para a página do jogo para o descarregar. Quando iniciam o download, notam que a consola está a “preparar o download”. Este processo é percentual e algo lento, consoante a dimensão do jogo. Mesmo assim, acaba por durar apenas alguns minutos. Quando termina, o download inicia-se realmente e… demorará várias horas! Ou seja, hoje já não jogam.

Talvez porque esta situação seja tão popular, diversos produtores e editores já disponibilizam o chamado “pré-carregamento” ou “pre-load” de jogos com alguns dias de antecedência. Não só evita o sobrecarregar dos servidores, como previne a frustração dos jogadores dedicados que pretendem jogar no dia de lançamento, muitas vezes aguardando a meia-noite desse próprio dia. No entanto, nem sempre esta funcionalidade é disponibilizada.

Ninguém até hoje soube explicar bem o porquê da lentidão dos downloads na PSN. Há quem aponte para um volume elevado de ligações em simultâneo para descarregar o jogo em questão. Outros preferem apontar para questões de ligação local (tentem não usar Wi-Fi, obviamente), ligação do vosso provisor de Internet ou algo semelhante.

O que sabemos, porém, é que redes e plataformas tão ou mais populares que a PSN não sofrem (tanto) desta limitação nas mesmas condições. É possível fazer múltiplos downloads de redes como o Steam ou o Xbox Live sem este tipo de lentidão. Parece ser algo independente da nossa ligação, um problema algures  na própria PSN. E a prova vem já a seguir.

Os testes de velocidade do WASD

Fazendo um exercício prático, vou apresentar-vos um download de um jogo de dimensão semelhante. Escolhi três títulos nas três plataformas que tenham uma dimensão de ficheiros na ordem dos 30 GB. Para o teste usei a mesma ligação à internet de 100 Mb do ISP NOS em Portugal.

Internamente uso uma PlayStation 4 Pro em ligação por cabo (LAN 1Gb) num router programado para colocar a consola num modo chamado DMZ (sem firewall, completamente exposta). A velocidade real desta ligação atinge uma média de 86 Mb de downstream, numa média extraída de cinco testes de avaliação na consola e numa PC de testes no site Speedtest.net e na própria página de testes da NOS.

Estes foram os resultados dos meus testes realizados nas últimas semanas:

Steam

  • Previsão Inicial: 48 minutos (00:48)
  • Tempo final: 44 minutos (00:44)

Xbox Live

  • Previsão Inicial: 86 minutos (01:26)
  • Tempo final: 57 minutos (00:57)

PlayStation Network

  • Previsão Inicial: 240 minutos (04:00)
  • Tempo final: 129 minutos (02:09)

Conseguem ver o padrão? O jogo em questão descarregado na PSN nem sequer foi um titulo recente, apenas seleccionei um do início deste ano, com uma dimensão igual aos títulos que escolhi nas outras plataformas.

Por qualquer motivo, na rede da PlayStation os downloads, de um modo geral, são incrivelmente lentos e até chegam a fazer pausas frustrantes. Pelos cálculos feitos, a Sony parece estar a limitar os downloads de cada jogador a algo próximo dos 20 Mb ou menos, o que é, não só absurdo, como frustrante nos dias que correm.

Se for alguma medida de protecção da rede, contra picos de actividade, não parece lá muito consistente. Testei estes downloads em horas diferentes e em dias diferentes (dias de semana, fins de semana, durante o dia e durante a madrugada) os resultados foram praticamente os mesmos. Numa ocasião, cheguei mesmo a receber uma notificação a meio de que não era possível efectuar o download na PSN, algo que me obrigou a reiniciar todo o download do zero.

Existem algumas medidas que poderão experimentar para atenuar esta questão, mas nunca com resultados permanentes ou inteiramente eficazes. Estes métodos foram obtidos nas redes sociais, fóruns de ajuda e em tópicos de artigos diversos sobre esta questão, prova que este é um problema global e não afecta apenas o território de Portugal ou Europeu. Cheguei tão longe como a Austrália nas reclamações de lentidão.

Como devem calcular, usem estas sugestões com cautela e pela vossa conta e risco. Não há grande perigo de danos na consola, mas tudo o que envolva alterações de configuração deve ser feito com a devida precaução.