O PlayStation First já está a dar frutos, conheçam os projectos nacionais

737

Conheçam os primeiros projectos nacionais que estão a ser desenvolvidos em parceria entre o programa PlayStation First e a ETIC.

Recordam-se de termos falado do programa PlayStation First? Tem o principal objectivo de apoiar o desenvolvimento de jogos em Portugal nas instituições de ensino superior. E parece que os participantes neste programa estão já a receber o devido reconhecimento.

Começámos a receber os primeiros projectos que estão a nascer nestas instituições, mais especificamente na ETIC (Escola de Tecnologias, Inovação e Criação). E podemos já adiantar-vos que são muito promissores. É um sintoma claro do sucesso deste programa que dá oportunidade a muitos criativos de mostrarem o que valem num mercado tão complexo e tantas vezes injusto.

Criámos uma lista de títulos com uma devida avaliação sucinta de cada projecto. Logicamente que outros projectos estão ainda em desenvolvimento e esta lista não está completa. Mais projectos serão adicionados assim que sejam anunciados oficialmente.

Out of Line

Entre os projectos que temos recebido (e acreditamos que iremos receber muitos mais nos próximos dias), está Out of Line de Francisco Santos. Um jogo de plataformas para PC e PlayStation 4 que, segundo o seu criador, é inspirado em títulos como Super Mario, Limbo ou Ristar. O suficiente para chamar a nossa atenção.

A narrativa de Out of Line centra-se em San, um pequeno rapaz que acaba de acordar numa espécie de fábrica e que rapidamente repara que não está sozinho. Existem mais indivíduos ao redor mas, de alguma forma, San sente-se diferente. E isso faz com que tente perceber qual é o seu destino e o seu propósito naquele lugar.

Out of the Line ainda não tem data de lançamento, mas estará disponível para experimentar durante o evento 4Gamers que irá decorrer já no dia 6 e 7 de Maio em Lisboa.

Hero Sheep

O outro projecto que nos chegou recentemente foi Hero Sheep de Tiago Barros. É também um jogo de plataformas mas, neste caso, está a ser desenvolvido apenas para os dispositivos móveis. O protagonista é Kurby, um carneiro decidido a salvar a sua amada, que foi raptada pelo rufia Dr. Rufus.

Segundo o Tiago, ao controlar Kurby o jogador tem a possibilidade de enfrentar vários obstáculos na sua épica viagem para salvar a sua companheira. Para o ajudar existem poções que dão habilidades únicas e facilitam o combate com os seus adversários.

Só não temos ainda a informação de quando será lançado e em que plataformas específicas ficará disponível.

O programa PlayStation First pertence ao programa de busca de novos talentos Playstation Talents, onde também se inserem os famosos Prémios PlayStation. Para além de Portugal, o PS First já se encontra activo noutros países como Reino Unido, Índia e Austrália. Garante a todos os estudantes as ferramentas necessárias para a realização dos seus projectos e ainda os prepara para os restantes departamentos que serão fundamentais para um jogo se tornar bem sucedido.

Actualizaremos este artigo com novos projectos nacionais, logo que fiquem disponíveis ou que mais informações sejam facultadas.