10 jogos de Realidade Virtual da E3 2017

706

A mais recente edição da E3 trouxe-nos imensos jogos VR para provar que a Realidade Virtual veio para ficar.

Agora que a Realidade Virtual está em cena com dispositivos como o Oculus Rift, HTC Vive ou PlayStation VR, entre outros, não há sinal da moda vir a abrandar o passo. Para comprovar isso, na mais recente edição da E3 deste ao, tivemos muitas produtoras a aproveitaram para mostrar a sua aposta nesta tecnologia.

Entre diversos jogo de enorme calibre, reedições adaptadas para VR e outros projectos, destacámos 10 dos que achámos serem os mais promissores. Obviamente, teremos de analisar cada jogo no seu lançamento. Até porque temos sempre de contar com as limitações de tecnologia e factores fisiológicos. Contudo, estes parecem ser os 10 melhores jogos VR desta última E3.

1. DOOM VFR

DOOM VFR não será um mini-jogo, nem será uma adaptação do último título da série lançado em 2016. A Bethesda revelou que será um jogo totalmente novo para este universo, mais uma vez cheio de monstros vindos do inferno.

A produtora Id Software está por detrás do desenvolvimento deste jogo que nos coloca no papel do último sobrevivente da demoníaca invasão nas instalações da UAC. Mais do mesmo, portanto. A diferença é que será algo obviamente mais pessoal e assustador.

DOOM VFR tem lançamento previsto para o final de 2017, para PlayStation VR, HTC Vive e Oculus Rift.

2. The Elder Scrolls V: Skyrim VR

O anúncio deste título foi uma grande surpresa na conferência da Sony. Dos grandes títulos da Bethesda para o futuro, é o único exclusivo para o PlayStation VR. Mal podemos esperar por deambular por Skyrim com a ajuda da Realidade Virtual.

Todo o jogo foi desenhado para ser usado com os comandos PS Move que irão mudar a forma como os jogadores interagem com o mundo à sua volta. Será lançado de forma independente e estima-se que o seu valor final irá rondar os 50€. Em termos de conteúdo será o Skyrim que já conhecemos, com todas as missões, inimigos e armas.

The Elder Scrolls V: Skyrim VR está previsto ainda neste ano, como um exclusivo PS VR.

3. Superhot VR

Depois de Superhot ter invadido a realidade virtual o ano passado para PC, está na altura de chegar também ao PlayStation VR. Vai trazer de volta a sua mecânica original onde o tempo avança apenas quando nos mexemos, com puzzles visuais que envolvem tiros e armas de arremesso.

Superhot nasceu numa game jam em 2013. Os criadores tentaram a sua sorte com uma campanha de angariação de fundos e bastou apenas um fim de semana para angariar 100000$ dólares. No final conseguiram arrecadar um total de 250000$ dólares, que ajudaram a produzir o jogo. Podem ler a nossa análise ao jogo original.

SuperHot VR para o PlayStation VR será lançado ainda durante este ano.

4. Bravo Team

A Supermassive Games, a mesma produtora de Until Dawn: Rush of Blood, está a preparar um shooter de acção na primeira pessoa num exclusivo para a PlayStation VR. Este novo jogo dará uso ao PS Aim Controller, o acessório ideal para este género e que foi recentemente lançado em conjunto com Farpoint.

Bravo Team poderá ser jogado a solo ou cooperativamente. Coloca os jogadores em vários tiroteios, enquanto dão ordens ou pedem ajuda aos seus companheiros. O produtora indicou que seu foco principal está na em criar uma experiência de “estarmos lá”. Mal podemos esperar.

Bravo Team será lançado em 2017 em exclusivo para PlayStation VR.

5. The Inpatient

Para além do Bravo Team, a Supermassive Games tem estado ocupada a criar um spin-off do seu jogo de terror para VR. Chama-se The Inpatient e leva-nos a interagir com várias pessoas num ambiente hospitalar na primeira pessoa. Terá lugar antes dos acontecimentos de Until Dawn e antes de o hospício se tornar naquilo que conhecemos no jogo original.

Apesar deste título se passar 60 anos antes dos acontecimentos de Until Dawn, a produtora indicou que não é preciso tê-lo jogado para apreciarem este The Inpatient. Contudo, será obviamente mais interessante se o fizerem, embora parece mais lógico que joguem depois deste, uma vez que age como prequela.

The Inpatient será um exclusivo PS VR, mas ainda não tem data de lançamento.

6. Monster of the Deep: Final Fantasy XV

Não acreditamos que este título tenha sido pedido pelos fãs de Final Fantasy. Contudo, por alguma razão, a Square Enix achou que iriam gostar de conhecer melhor o universo da sua série de RPG de sucesso com um jogo de pesca em Realidade Virtual. Sim, leram bem…

Monster of the Deep irá dar a possibilidade de explorarem os oceanos e os lagos de Final Fantasy XV com vários desafios de pesca. Algumas caras familiares como Noctis, Prompto, Ignis e Gladiolus marcarão presença. A pesca já fazia parte do jogo-base, mas nem era algo que nos deixasse entusiasmado, sendo uma actividade secundária. Agora, é a principal.

Monster of the Deep: Final Fantasy XV será lançado em exclusivo para PS VR no dia 17 de Setembro.

7. Moss

Moss é possivelmente o jogo mais encantador a ser anunciado na E3 este ano. É um título de plataformas que nos leva numa aventura com a companhia do simpático Quill, um pequeno rato que será o herói num enorme mundo.

A produtora por detrás deste título promete muitos puzzles e masmorras ao estilo de The Legend of Zelda. Todos eles criados especialmente com a Realidade Virtual em mente. A sua abordagem no VR, porém, parece não ser tanto na perspectiva da primeira pessoa, mas sim colocando-nos no cenário como observadores.

Moss, é um exclusivo para o Playstation VR ainda sem data de lançamento.

8. No Heroes Allowed VR

Desenvolvido pela SIE Japan Studio em colaboração com Acquire, este jogo é descrito como um título de estratégia em tempo real onde o jogador terá de dominar o mundo como o “Deus da Destruição”. Nada menos que isso…

Criem os mais variados monstros para invadir os territórios humanos, numa perspectiva aérea, vista directamente dos olhos da tal deidade destrutiva. Em conjunto com os carismáticos Badman e Badmella, irão dominar o mundo.

No Heroes Allowed VR será um exclusivo PS VR e ainda não tem data de lançamento.

9. Star Child

De todos os títulos de Realidade Virtual que surgiram na E3, este é o único que não temos grandes pormenores. Sabemos que está a ser produzido pela produtora Playful, a mesma de Lucky’s Tale.

Segundo o que o trailer nos dá a entender, será um jogo de plataformas com uma protagonista feminina e algumas batalhas com bosses gigantescos. Terá lugar num planeta alienígena, habitado por misteriosas criaturas e naves futuristas.

Star Child parece ser um exclusivo PlayStation VR e parece que não tem ainda uma data de lançamento disponível.

10. Space Junkies

Space Junkies é um shooter multi-jogador que está a ser produzido pela Ubisoft Montpellier. O que o destaca dos restantes jogos do género é o facto de podermos movimentar com uma liberdade de 360º em combates de 1v1 e 2v2.

Ainda não há um trailer em concreto mas, tendo em conta a descrição, esperamos que esta liberdade de movimentos não torne a acção demasiado frenética. Dada a nossa experiência, demasiados movimentos rápidos com tanta liberdade na perspectiva, podem causar desorientação e os conhecidos enjoos da Realidade Virtual.

Space Junkies será lançado para Oculus Rift e HTC Vive na Primavera de 2018.