Conduzir cargas pesadas pela estrada fora

137

Um pacote interessante que aumenta um pouco o desafio, sobretudo na hora de estacionar!

Nestes últimos dias, colocámos o boné e ligámos o auto-rádio bem alto. Fomos prestar uns quantos serviços de transporte ainda mais pesados com a nova expansão Heavy Cargo Pack para Euro Truck Simulator 2. Algumas toneladas depois, contamos como correu esta aventura.

Uma das maiores dificuldades deste simulador, não nem a sua condução cada vez mais aprimorada, nem sequer a navegação tão auxiliada pelo omnipresente GPS. Foi e será sempre a manobra de estacionamento de um camião pesado e do seu reboque de várias toneladas. Por isso, quando a equipa da SCS Software nos enviou um pacote com cargas ainda mais pesadas (até 60 toneladas) e de enorme dimensão para nós testarmos, fiquei com a sensação que, agora sim, é que não iria entregar a carga intacta. O jogo, como devem saber, até permite alguma facilidade no estacionamento com outras duas opções de estacionamento simplificação, uma automática e outra praticamente sem manobras. Mas, camionista que se preze, virtual ou não, não quer cá facilitismos!

E é mesmo na manobra de estacionamento que este novo pacote introduz a principal complicação. Notem que cargas até 61 toneladas possuem desafios muito distintos. O peso exige mais potência do tractor em si, mas também complica velocidades, prejudicando subidas, mas também complicando descidas, além de aumentar a distância de travagem. Igualmente, a dimensão da carga obriga-nos a maior atenção aos limites de estrada e aos outros veículos, sobretudo em percursos citadinos. Na hora de estacionar, porém, se quiserem colocar a carga na baliza desenhada e ganhar aqueles valiosos pontos extra de experiência, a SCS pensou em vocês.

Para transportar a novas cargas que incluem uma máquina de alcatrão, um rolo de cabo industrial, vigas de betão, um bulldozer gigante, uma locomotiva, uma peça enorme de metal, uma grua móvel e um transformador gigante, tudo com enorme detalhe e replicado com precisão, há também novos trailers. E estes não são trailers quaisquer. Chamam-se “flatbeds” e além de serem extensíveis também possuem baixo perfil e… direcção axial! Sim, os eixos traseiros podem ser manobrados para facilitar (bastante) o estacionamento. Requer algum hábito, mesmo assim, conseguir estacionar no ponto e no ângulo certo. E é bem possível que fiquem presos porque as rodas ficaram na direcção errada. Nada como ligar o novo botão de auxílio (tecla “v”) e conseguem resolver o problema.

Com este pacote, a SCS também adicionou novos tractores que podem ser comprados (com dinheiro virtual) com ou sem o DLC adquirido. O novo Actros com tracção 8×4 da Mercedes, o Volvo FH 2012 e os Scania R e Streamline estão disponíveis para todos os jogadores. Para estes novos veículos, há também novos esquemas de pintura e novas peças de decoração e tuning. Embora não façam parte do pacote, é sempre agradável ver novo conteúdo chegar a todos os jogadores, mesmo os que não compram os DLCs. Ainda por cima, num jogo lançado em Janeiro de 2013 e que continua a receber pacotes de expansão passado tanto tempo.

Poderão não dar muito valor a uma expansão que adiciona mais umas cargas e novos trailers. Até podem dizer que, se calhar, é mais interessante ter os ditos tractores que até são disponibilizados fora do DLC. Contudo, depois de uma verdadeira expansão com Vive La France!, a SCS continua a trabalhar no seu jogo adicionando novidades em todos os campos, inclusive na própria simulação. E notem que, desde o ano passado que a produtora já tem outro jogo para se ocupar. E isto não tem preço para os fãs dedicados. A comunidade em volta destes simuladores é enorme e os próprios DLCs nem são assim tão dispendiosos, servindo para financiar ainda mais projectos futuros, que incluem adições gratuitas para todos. Quem nos dera que todos os produtores tivessem esta atitude.

Euro Truck Simulator 2 – Heavy Cargo Pack está já disponível para quem quiser adquirir via Steam, por apenas 4,99€. Aproveitem a promoção de 10% que está a decorrer até dia 20 de Maio de 2017 nesta plataforma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here