Já andava a algum tempo com o primeiro jogo da Nerd Monkeys debaixo de olho, por ser do género Point and Click, tal como os da minha infância, e ainda por cima em português! Quando finalmente entrei no jogo, viajei no tempo e vi-me sentado em frente a um 486 com uma mão a segurar o queixo e a outra no rato a controlar os protagonistas do jogo Inspetor Zé e o Robot Palhaço em: Crime no Hotel Lisboa. O mistério não era simples de desvendar, um suicídio com 14 facadas nas costas. No local do crime havia 3 tipos de cabelos, ketchup e uma faca de manteiga… O que raio podia ter acontecido?

O nosso “saidequique” ainda deu a dica que o Sr. Love – a vítima – podia ter bebido muito café e talvez tivesse caído sobre a faca… 14 vezes! Começa assim a nossa missão para desvendar o que realmente aconteceu ao Sr. Love. Enquanto deambulamos por Lisboa, salta imediatamente à vista a forma como a Nerd Monkeys conseguiu destacar a essência de Portugal.

Com a ponte 25 de Abril como pano de fundo, podemos encontrar vários elementos conhecidos do nosso país, tais como os marcos de correio, a calçada portuguesa, o taxi preto e verde ou até mesmo o polícia barrigudo. É verdade, tudo está bem imortalizado e o que não podia faltar, era mesmo a abundância da palavra “catano” e a as piadas secas.

Neste jogo encarnamos o papel de um péssimo detective que está sempre acompanhado por um Robot que herdou de um familiar que nem conhecia. Ambos tentam resolver casos correndo várias localizações de Lisboa. Ao longo da aventura, e tal como qualquer outro Point and Click, será necessário falar com todas as pessoas, descobrir novas pistas e apanhar vários objectos sendo alguns deles necessários para o desenrolar da investigação.

Depois de tudo recolhido, podemos entrevistar os suspeitos e confrontá-los com as provas. As entrevistas podem ser acompanhadas pelo Zé ou pelo Robot e é preciso usar a personagem correcta para a obter a informação essencial. A entrevista é feita associando um objecto à pergunta correcta, contudo não existe um elevado grau de dificuldade sendo que, fazer as ligações certas, é bastante rápido e directo.

Veredicto

É muito interessante a Nerd Monkeys ter optado por criar um jogo deste género e conseguindo, desta forma, agradar a pequenos e graúdos, àqueles que nunca presenciaram este género e àqueles que, como eu, tinham saudades de um bom Point and Click. Inspetor Zé e o Robot Palhaço em: Crime no Hotel Lisboa, mostrou-se uma grande surpresa e mal posso esperar por dia 5 de Dezembro para continuar a desvendar mistérios.

Até lá, convido-vos a visitar o site oficial e a fazer a pré-encomenda, para poupar uns trocos!