Blizzard Entertainment é sem dúvida um nome incontornável no mundo dos videojogos. Todos certamente já ouviram falar de Warcraft que começou como um RTS e cuja história culminou em World of Warcraft, um dos MMOs mais falados de sempre. As séries Diablo e Starcraft não são menos conhecidas. Enquanto que Diablo oferece os seus, sempre intensos, combates e um sistema de loot viciante, já Starcraft apresenta-se com um dos mais bem sucedidos RTS e que continua a ser alvo de grandes competições a nível internacional.

O que é então Hearthstone: Heroes of Warcraft?

Os fundadores da Blizzard sempre foram fãs de TCGs (Trading Card Games), nomeadamente de um em especial e do qual certamente já terão ouvido falar, Magic The Gathering. Essa paixão já vem de há muito tempo, ainda a Blizzard tinha como nome Silicon & Synapse, responsável, por exemplo, pela série The Lost Vikings.

Em Magic The Gathering e em qualquer outro TCG, temos como arma um baralho de cartas construído (de acordo com o nosso estilo de jogo) por nós, o qual utilizaremos para derrotar o nosso adversário. O novo e primeiro Free To Play digital da Blizzard, Hearthstone pega precisamente nessa premissa mas promete uma maior acessibilidade.

Como assim acessível?

Confesso que também eu fui um fã de Magic The Gathering e belas tardes passei a jogar com os meus irmãos e amigos. Com o passar do tempo, no entanto, olhei para trás e apercebi-me do quão caro era este “vício”. Sempre com novas edições, actualizar o meu baralho com as últimas novidades tornou-se cada vez mais difícil e mais tarde tive de parar. Falo em Magic, mas o mesmo aconteceria com outro TCG. Como disse em cima, Hearthstone promete uma abordagem mais acessível.

Hearthstone apresenta-se como um Free to Play digital e estará inicialmente disponível para PC e Mac. Este título está também a ser desenvolvido para iPhone, Tablets e Android. Isto garantindo que independentemente do sítio onde estivermos, esse mesmo sitio se possa tornar no nosso campo de batalha.

Como é o jogo afinal?

A primeira novidade surge no nosso baralho. Como o nome indica Hearthstone centra-se na temática de Warcraft. Assim, antes de começarmos a escolher quais as cartas que irão fazer parte do nosso baralho, temos primeiro de escolher qual vai ser a nossa classe. Confusos? Passo a explicar.

A cada baralho corresponde uma classe e ao escolhermos uma temos acesso a algumas cartas específicas que diferem das de outras classes. Ao todo são nove classes que podemos escolher, cada uma delas representada por um herói do mundo de Warcraft, Jaina Proudmoore/Mage, Garrosh Hellscream/Warrior, Thrall/Shaman, Malfurion Stormrage/Druid, Rexxar/Hunter, Valeera Sanguinar/Rogue, Gul’dan/Warlock, Uther the Lightbringer/Paladin e Anduin Wrynn/Priest.

Escolhido o nosso Herói ou classe, temos de escolher as cartas específicas e neutras (cartas que podem ser utilizadas por todas as classes) que irão fazer parte do nosso baralho. Aproveito também para dizer que além das cartas específicas, cada herói tem uma habilidade específica que pode utilizar dentro do jogo. Enquanto que Jaina pode lançar uma bola de fogo, Gul’dan pode sacrificar dois pontos de vida e ir buscar mais uma carta ao baralho.

Dentro de jogo, independentemente do nosso estilo, o objectivo é o mesmo, levar os pontos de vida do nosso adversário a 0. Começamos com 30 ao todo.

Existem modos de jogo diferentes?

Por enquanto existem três modos, Play, Practice e The Arena. No modo Practice podemos testar os nossos baralhos contra a IA do jogo, depois de vencermos todos os baralhos do primeiro nível de dificuldade desbloqueamos o modo Expert. Aí a dificuldade muda consideravelmente. No modo Play lutamos online contra outros jogadores. A cada vitória que conseguimos ganhamos pontos de XP (experiência), também acontece contra a IA mas os combates online oferecem mais pontos.

Por último temos The Arena, neste modo temos de construir um baralho de acordo com as cartas que nos são apresentadas. As cartas surgem em grupos de três e dessas três vamos escolhendo uma até completarmos as 30 cartas que constituem um baralho completo. O objectivo deste modo consiste em ganhar o máximo de jogos mas se chegarmos às 3 derrotas perdemos e recolhemos o prémio que corresponde ao nível da nossa prestação.

Free to play? What’s the catch?

A aquisição de cartas sempre foi nos TCG uma coisa dispendiosa, no entanto e apesar de também o poder ser em Hearthstone, não é uma obrigatoriedade. Hearthstone tem uma loja ingame onde de facto podemos gastar dinheiro real para comprar Booster Packs. No entanto, podemos também gastar dinheiro adquirido ingame, para os comprar. Como adquirimos esse dinheiro?

Fácil, jogando online, por exemplo, a cada três vitórias ganhamos 10 de gold. Outra forma de ganhar gold passa pelas quests que apresentam desafios como desbloquear todas as classes de baralhos, completando uma recebemos gold como recompensa. Temos depois as daily quests (quests diárias) que quando completadas nos garantem 40 de gold cada uma.

Com 100 de gold, conseguem comprar um Booster. Quem quiser, claro pode comprar Boosters com dinheiro real. Mas nem só em Booster Packs vão gastar o vosso gold. Se quiserem competir no modo The Arena onde está a verdadeira competição e bons prémios (boosters, materiais de craft e gold) que recompensam a vossa prestação, terão de pagar a vossa entrada que custa 150 de gold. No entanto quem quiser pode entrar com dinheiro real e aí a entrada custa 1.79€.

Existe também um sistema de Craft, no qual convertemos cartas que não precisamos em materiais que vamos utilizar para criar outras que nos sejam mais úteis.

Oferecendo óptimas alternativas ao gastar dinheiro real, Hearthstone mostra-se mais uma vez acessível a todo o tipo de jogadores. Jogar com amigos é extremamente divertido e será fantástico poder fazê-lo em qualquer lado depois do lançamento. Não se preocupem se não quiserem gastar dinheiro, a vossa criatividade com as cartas iniciais pode fazer maravilhas e pode levar-vos à vitória sobre o mais manhoso dos adversários. Já para aqueles que adoram competição online, contem com um bom sistema de matchmaking que faz com que nos cruzemos contra jogadores do mesmo nível de capacidade. Hearthstone encontra-se por enquanto em Closed Beta, mas já foi anunciado que o Open Beta está para muito breve, por isso não percam tempo e inscrevam-se aqui.