De todos os jogos em acesso antecipado que têm chegado ao Steam este é o mais alpha deles todos. Duas pistas, dois carros e um destruction derby são aquilo que recebemos pelos 23.99€ que pagamos pela versão alpha de The Next Car Game. Seja como for, não pensem que vão comprar um jogo completo mas que vão, isso sim, oferecer meios às mentes brilhantes por detrás do Flatout original, para tornar este o sucessor espiritual de Destruction Derby. Acreditem em nós, o material para isso está lá!

A Bugbear é uma das empresas independentes mais sobrevalorizadas no que diz respeito aos jogos de corridas. Quem conhece a empresa finlandesa sabe que nos seus jogos entramos em corridas de carros onde nos podemos espetar ou enfiar nas couves com o mais espectacular dos despistes e levar connosco dois ou três adversários. A fórmula é tão simples mas, macacos me mordam, se nos últimos anos têm havido jogos suficientes assim.

No próximo jogo de carros da Bugbear, The Next Car Game (que redundância, senhores!), assim que definimos qual o carro e os pneus que queremos levar para a pista, entramos na corrida e começa a contagem decrescente. Logo que esta acaba, começa o caos e a devastação motorizada ao lado de mais 23 condutores tão ou mais implacáveis que nós. Pedaços de carros saltam pelo ar numa ode à destruição como se de um belo quadro da mais bela arte contemporânea se tratasse. Pelo meio, amolgadelas com uma física tão surpreendente quanto foi a de Carmageddon no tão longínquo ano de 1997. Experimentem também esbarrar contra um muro e vão ver como ele reage com um desmoronar quase perfeito. Volto a lembrar-vos, isto é uma versão alpha com acesso antecipado mas que já possui vários pormenores que nos deixam boquiabertos.

Um esclarecimento pesa ressalvar já que The Next Car Game continua, apesar do elemento destruição, a ser um jogo de corridas. Por muito divertido que seja espatifarmos o carro adversário, não é algo que possamos fazer sem consequências para o nosso carro. E quando tudo termina, chegar no topo do pódio é o que realmente importa. Manter o carro nas melhores condições é essencial para o alcançar. Não obstante, um ligeiro toque no adversário pode ser a chave que desbloqueia esse objectivo final.

É mais que certo que esta versão de acesso antecipado mais parece um versão de demonstração. Pensem nela como um investimento num futuro grande jogo como se de uma campanha de crowdfunding  se tratasse. Contudo, com uma enorme benesse, podemos ir jogando e acompanhando The Next Car Game, aquele que com certeza virá a ser um grande jogo de destruição de carros. Disso não parece haver dúvida por aqui na redacção do WASD.