No princípio de 2015, a Daedalic Entertainment vai trazer até nós a sequela do seu jogo de estratégia por turnos: Blackguards. Tivemos oportunidade de analisar, aqui no WASD, o primeiro capítulo da série e agora conseguimos ter acesso antecipado ao segundo. Esta é uma saga para aqueles que gostam de pensar cada jogada e para todos os que gostam de um bom SRPG à moda antiga.

Pelas horas que já passámos com este novo título, vários foram os aspectos que conseguimos observar que foram afinados em relação ao primeiro Blackguards. A jogabilidade parece reformulada com um novo sistema de cobertura atrás de obstáculos, sendo este um dos pontos negativos que havíamos apontado na nossa análise ao jogo deste ano. Esta melhoria só demonstra que a Daedalic Entertainment esteve atenta à opinião dos fãs e analistas e trabalhou no sentido de melhorar a experiência de Blackguards.

O mundo de Blackguards é inspirado no universo RPG pen and paper da série The Dark Eye e desta vez apresenta-nos Cassia como protagonista. Uma mulher que no início assume uma postura pacífica e que, de um momento para o outro, mostra as suas garras transformando-se numa verdadeira tirana com aspirações ao domínio de South Aventuria. Independentemente dos custos, ela vai fazer de tudo para o conseguir.

O combate por turnos regressa em força e, pelo que vimos, promete agradar aos fãs mais hardcore do género. No entanto, não esperem uma revolução. A saga Blackguards é muito fiel ao estilo pen and paper e deixa na retina uma clara inspiração em grandes clássicos do género de estratégia por turnos, como Fallout ou Jagged Alliance. Algo que também já havíamos mencionado quando jogámos o primeiro capítulo da saga.

A maior marca da série, para além do combate por turnos, vem na forma do excelente artwork que tanto elogiámos no capítulo anterior e que regressa aqui em força durante as cinematics. Como uma verdadeira sequela, também podem contar com vários regressos de personagens do jogo anterior mas que ainda não vamos desvendar.

Blackguards 2 está quase a chegar, estando a data de lançamento marcada para o próximo dia 20 de Janeiro de 2015. Nós cá estaremos para vos entregar a devida análise a este título da Daedalic Entertainment, já no princípio do próximo ano.