Mais infoProdutora: MaxisEditora: Electronic ArtsLançamento: 22/06/2018Plataformas: , Género: ,

The Sims 4 caminha para o seu quarto ano e recebe agora a tão aguardada expansão Seasons. Este é o quinto DLC e tem como objectivo trazer o ciclo das estações do ano, que afecta tanto a meteorologia como a temperatura, trazendo também novos desafios.

Nesta expansão temos mais algumas coisas novas para a vida dos nossos Sims. Novos cortes de cabelo, roupas e novas construções. Contudo, esse não é o destaque desta expansão. Pessoalmente, não sou particularmente fã de apicultura, nem de botânica, mas é interessante ver que a produção continua a diversificar tanto as carreiras dos seres virtuais. A grande novidade é claramente a nova dinâmica em volta da meteorologia, apostando num calendário que até tem a possibilidade de festejar os vários feriados.

A encenação é a parte mais importante para os amantes da série Sims. Há outros elementos importantes, é certo, como construir casas, decorá-las e gerir as relações com outros Sims. Contudo, a encenação de uma vida virtual é onde passarão a maior parte do tempo, especialmente quando estão a jogar com uma inteira família. E quais pais atenciosos ou esposos cuidados, nada como vestir um casaco porque está frio ou levar o chapéu-de-chuva para a rua porque há forte possibilidade de chuva. É todo um novo mundo para os Sims.

As estações do ano funcionam como seria esperado. Na Primavera, temos a altura ideal para jardinagem, o Verão traz o sol e o convite para a piscina, o Outono traz imensas folhas para apanhar e, por fim, o Inverno é frio e a chuva ou a neve não dão tréguas. Com cada uma destas estações, chegam também novas acções. Os Sims podem ficar irrequietos para fazer bonecos de neve ou entusiasmados para saltar numa poça em dias de chuva, por exemplo. E cuidado com os raios em dia de trovoada, como devem imaginar.

Não podemos esquecer também os feriados mais importantes do ano. Contar os dez últimos segundos até à meia-noite para festejar o Ano Novo, abrir as prendas no dia de Natal ou até mesmo criar um feriado e adicionar uma tradição para a nossa família virtual, são actividades que geram uma maior envolvência na tal encenação. Tudo é possível através de um calendário virtual que nos indica os eventos pré-definidos que estão a chegar e também nos permite criar novas celebrações.

Infelizmente, pensei que esta expansão também nos trouxe-se um novo mundo, talvez um novo local para onde os Sims pudessem ir para, por exemplo, tirarem férias. Com tanta coisa já adicionada, é algo que, sinceramente, me parece estar em falta neste momento. Em contrapartida, traz esta expansão traz consigo mais de duzentos itens novos para personalizarem a vossa família virtual e uma nova estação de radio com covers recriadas em Simlish (Linguagem dos Sims). E até tem algumas músicas populares e tão variadas de bandas e artistas como Alice Cooper ou Nelly.

Em termos de carreiras, os fãs das plantas vão gostar de saber que a botânica deixou de ser apenas um hobby e é agora carreira a tempo inteiro. A apicultura também se tornou numa carreira, sendo possível criar abelhas, usar o seu mel e em alguns casos até ganhar alguns poderes se forem picados. Também as crianças receberam alguma atenção, sendo agora possível alistarem-se nos escuteiros, algo que, já agora, funciona tal como um emprego, com farda própria e horários para cumprir.

Tecnicamente, não esperem grandes alterações nesta expansão. Contudo, a nível visual notam-se algumas melhorias aqui e ali com alguns objectos mais detalhados. Contudo, no geral, o grafismo é exactamente como o jogo base. Mas havia algum espaço para adicionar alguns pormenores que podiam dar algumas melhorias técnicas. A neve, por exemplo, não se acumula por camadas como nos jogos anteriores. Ainda assim, mesmo com uma espécie de “pintura” a branco no cenário, o efeito até ficou bem feito.

Veredicto

Em suma, se já possuem o jogo base na sua longa (e aparentemente infinita) vida, esta expansão The Sims 4: Seasons merece a vossa atenção. Todas as expansões trazem algo de novo ao jogo mas esta consegue melhorar toda a envolvência, com centenas de novos artigos, novos empregos para adultos e adolescentes e outros destaques. Claro que o maior destaque são todos os efeitos meteorológicos que os fãs pediam há muito tempo. Bem que gostávamos todos de criar os nossos próprios feriados…